Estaremos, mensalmente neste Blog, indicando livros que se relacionam com os temas apresentados aqui.
Espiritualidade para Céticos – Robert Solomon
Ed. Civilização Brasileira, RJ, 2003 – 312 pág.
Excelente opção para quem sente falta de um aprofundamento filosófico ou um trato mais intelectual nos textos espiritualistas. No livro, Solomon propõe um modelo de espiritualidade – influenciado por Nietzsche e Sartre – onde o trágico e a felicidade possam conviver na vida humana de forma espontânea e não transcendente. Uma ‘espiritualidade naturalizada’, não conflitiva com a reflexão ou a ciência, não circunscrita ao universo das religiões institucionalizadas, uma “espiritualidade como o amor reflexivo à vida”. Negando-se ao reducionismo da dicotomia Paixão e Espiritualidade, Solomon defende uma ética apaixonada pela vida, que exige envolvimento e compromisso emocional para encarar – e não negar – uma das mais poderosas forças da vida: o Destino. Nesse processo, o individuo vive a transformação de seu Eu mais profundo, aprendendo a confiar na Racionalidade Cósmica, e então, constrói uma nova relação com a vida, vista de forma positiva, como “uma dádiva”. Texto corajoso para um filósofo, posto que este tema para a maioria de seus pares, configura-se como ‘movediço’, instável ou mesmo irrelevante. Vale a pena conferir. Livro de rara qualidade.
Astrologia, Karma e Transformação – Stephen Arroyo
Ed. Europa-América, Portugal, 1999 – 343 pág.
Autor de um ‘clássico’ moderno da literatura astrológica – o livro Astrologia, Psicologia e os Quatro Elementos -, Arroyo parte em busca das dimensões da Astrologia e, fundamentado em sua experiência clínica profissional, revê e reescreve categorias e relações deste saber milenar. Livro que marca o amadurecimento de autor que, indo além das amarras dos conceitos psicológicos tradicionais, investiga as categorias astrológicas. Neste processo, entra em contato com a Astrologia mediúnica de Edgar Cayce, célebre clarividente norte-americano, e define a Astrologia como ‘ciência do Karma’. Empolgante texto que, apesar de não ser um manual, oferece um excelente material de embasamento astrológico.
O Caminho da Autotransformação – Eva Pierrakos
Cultrix, SP, 1993 – 286 pág.
Um dos livros mais importantes a todos os que são terapeutas, professores, mestre de alguma coisa, a todos os que buscam, enfim a todos! De uma praticidade e honestidade diretas, este livro influenciou toda uma legião de personalidades e profissionais e, considerando a atemporalidade de seu texto, ainda ajudará muitos. No contexto da 2ª guerra, a autora torna-se canal do Guia Espiritual que proferiu as palestras que compõem o livro. A partir daí, desenvolve com seu marido, o psiquiatra John Pierrakos - aluno de Reich e criador com Alexander Lowel do famoso Instituto de Bioenergética -, um processo ‘terapêutico-espiritual’, que chamou de Pathwork, essencialmente, um Caminho, um método psicológico de encontro de nosso Deus Interno pela consciência da dualidade Ego-Espírito. Livro de cabeceira, para ler, meditar e praticar. Vale a indicação de Barbara Ann Brennan, autora de ‘Mãos de Luz’: “O Caminho da Autotransformação (...) me acompanha há 20 anos. É o trabalho espiritual mais profundo e eficiente que já encontrei... É um caminho de verdade, prático, que modificará sua vida.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário