domingo, 29 de julho de 2007

29 GAYATHRI

Deusa
Originalmente a personificação do mantra, a deusa Gayatri é considerada veda mata, a mãe de todos os Vedas e a cônjugue do deus Brahma, e também a personificação do onipenetrante Parabrahman, a realidade imutável que está por trás de todos os fenômenos.
Gayatri é geralmente retratada sentada num lótus vermelho, significando riqueza. Ela aparece em qualquer uma dessas formas:
Como tendo cinco cabeças, com dez olhos olhando nas oito direções e o céu e a terra, e dez braços segurando todas as armas de Vishnu, simbolizando todas as suas reencarnações.
Acompanhada por um cisne, segurando um livro em uma mão, e uma cura na outra, como a deusa da Educação.
Mantra
O Gayatri Mantra é o mais venerado mantra no Hinduismo. Consiste no prefixo Om bhūr bhuvah svah , uma fórmula tirada do Yajurveda, e o verso 3.62.10 do Rig Veda (que é um exemplo da métrica Gayatri). Porque todos os outros três Vedas contêm muito material reorganizado do Rig Veda, o Gayatri mantra é encontrado em todos os quatro Vedas. O deva invocado neste mantra é Savitar , e conseqüentemente o mantra também é chamado de Sāvitrī.
Amplamente aclamado na Índia e por hindus, a posição suprema do Gāyatrī Mantra é mais adiante aumentada pela proclamação do Senhor Krishna no seu discurso espiritual, o Bhagavad Gita, que entre os mantras ele é o Gāyatrī. O Gayatri Mantra é proclamado no Gita como a Oração Universal, sem consideração de casta, credo ou sexo. É uma oração com o propósito de proteger qualquer indivíduo, e, quando expressado com imensa devoção e concentração, vai proteger a pessoa.
Om bhūr bhuvah svah tát savitúr váreniyam bhárgo devásya dhīmahi dhíyo yó nah prachodáyāt
TRADUÇÃO
Traduzida do inglês, baseada na tradução de Ralph T.H. Griffith (1896):
"Que nós possamos atingir aquela excelente glória de Savitr o Deus:" "Para que, assim, ele possa estimular as nossas orações."
Outras traduções, circunluções e interpretações:
"O Sol Supremo e Todo-Poderoso nos impulsiona com o seu divino brilho para que então nós possamos atingir uma nobre compreensão da realidade."
"Ó Deus, Tu és o doador da vida, o removedor da dor e da tristeza, que garante a felicidade; Ó Criador do Universo, possamos nós receber a Tua suprema luz, destruidora dos pecados; possa Tu guiar o nosso intelecto no caminho certo."
"Desvele, Ó Tu que deste mantimento ao Universo, de quem tudo procede, a quem tudo deve retornar, aquela face do Verdadeiro Sol agora oculto por um vaso de luz dourada, que nós possamos ver a verdade e fazer o nosso dever inteiro na nossa jornada ao teu assento sagrado."
"Ó matéria-energia-mente (universo triplo); Nesta digna fonte de luz espiritual divina, medita: assim, ilumina o nosso intelecto."
Times Music "Ó, Criador do universo! Meditamos sobre Teu supremo esplendor. Possa Teu radiante poder iluminar o nosso intelecto, destruir os nossos pecados, e nos guiar no caminho certo."

3 comentários:

CENTERIN disse...

Puder constatar a força do Gayatri mantra recentemente.

Há anos que o conheço
com os mantras do Homem de Bem
mas me utilizo de sua força espiritual de forma mais consciente há 5 anos

contudo, entre novembro de 2005 e janeiro de 2007, estive morando ao lado de um terreiro cujo sacerdote,
desprovido de maior entendimento espiritual, pratica a via sinistra
num repertório que inclui sacrifício...

cabe dizer que esse terreiro funciona de forma ilegal, sem legitimação municipal e, o que para mim era extremamente perturbador, realizava seus rituais de baixa vibração até altas horas da madrugada, sem pensar em vizinhança e lei de silêncio...

como a situação me perturbou
conversei com o proprietário do imóvel, que me disse não gostar da situação, mas que não poderia fazer nada a respeito...

bem, o que não tem remédio
remediado está, pensei...
tenho que me mudar o quanto antes

contudo, ao saber de minha queixa
o sujeito passou a me considerar com ódio e a me atacar sistematicamente

mas não há trevas onde há luz

o caminho do sutil
me ajudou e sempre será meu amparo

reiki, pantáculos, aromaterapia, e orientação espiritual foram meus escudos e o amor minha luz

quando o sujeito chegava ao terreiro e me incomodava de forma particular, colocava o Gayatri mantra - cantado por Sai Baba - "em alto e bom som" e, falando sério, em pouco tempo o sujeito ía embora... isso funcionou muitas vezes.. mas independente disso, depois de umas 3 repetições do mantra, a energia no ambiente se alterava significativamente...

depois disso, passei a usar o gayatri sempre, em todas as sessões de reiki que faço e percebo que além de aprofundar muito a sessão terapêutica ele me protege poderosamente.

portanto,

O Ministério da Saúde Holística
aconselha:
GAYATRI mantra faz muito bem à saúde integral. Use-o abundantemente.

Carol Arêas disse...

Oi, Everton!

Vc não tem uma evrsão digital deste mantra para me mandar por mail?!

: )

Everton disse...

ok
I will try
bjão