domingo, 15 de fevereiro de 2009

966 INTERPRETAÇÃO DOS SONHOS EM FREUD

7-COMPLEMENTO DA INTERPRETAÇÃO DE FREUD REALIZADA BASEADO NA DISCUSSÃO DO CASO. “`Onde fica a estação?’ Recebia sempre a resposta: `Cinco minutos.’”. Esta frase está cheia de sentido transferencial de Dora para com Freud. Onde fica a estação, é a busca de Dora responder aos seus anseios e questionamentos. O papel de Freud que posteriormente ele diz “Será que eu poderia ter conservado a moça em tratamento, se tivesse eu mesmo representado um papel, se exagerasse o valor de sua permanência para mim e lhe mostrasse um interesse caloroso que, mesmo atenuado por minha posição de médico, teria eqüivalido a um substituto da ternura por que ela ansiava?” , porém este é o lado negativo da transferência. Posteriormente Freud reconhece, “Assim, fui surpreendido pela transferência e, por causa desse “x” que me fazia lembrar-lhe o Sr. K., ela se vingou de mim como queria vingar-se dele, e me abandonou como se acreditara enganada e abandonada por ele.” Aí Dora no sonho se refere aos “Cinco minutos”, que eu posso associar com os “cinquenta minutos da análise”.

Nenhum comentário: