quarta-feira, 8 de agosto de 2007

44 CALOR É VIDA

Pé Quente, Estômago Quente = Saúde e Longevidade
Segundo a Medicina Tradicional Chinesa é muito importante que se mantenham sempre aquecidos os pés – vitais para o equilíbrio homeostático do corpo físico – e o estômago – um órgão quente, que precisa de calor para melhor cumprir suas funções. Aquecer os pés evita o esfriamento do corpo e conserva o calor corporal. Não é à toa que os índios na Patagônia, encontrados por Darwin, viviam nus, naquele gelo, mas aqueciam e cuidavam muito de seus pés... E, minha gente, nossa cultura tropical que adora um geladinho, ganharia em muito se adotasse não ingerir líquidos gelados junto com a refeição e, ao final dela, tomasse um chazinho para digerir melhor o alimento.

2 comentários:

Carol Arêas disse...

Bom saber disso!
Vou procurar manter meu pé aquecido. Tanto eles quanto minhas mãos esfriam com a maior facilidade!

Everton disse...

eu tbm era assim

melhorei muito com o Reiki

e mais ainda quando estudei medicina chinesa...

aquecer os pés mantém nosso C'hi, a energia vital, em nossa estrutura corporal...

aquecer o estômago tbm é importantíssimo
até hoje me lembro de uma entrevista da Glória Maria na década de 80, com um ex-escravo, ainda vivo até então... ela lhe perguntou qual era osegredo dele para longevidade e ele - que era um escravo reprodutor - respondeu: "nunca beba gelado"...
sem dúvida ele não conhecia a medicina chinesa, mas ela sem dúvida corrobora esta afirmação.