sábado, 3 de maio de 2008

580 UNIVERSIDADE HOLÍSTICA

Os Terapeutas estão chegando... UNIVERSIDADE HOLÍSTICA JÁ! Como primeiro passo na direção da proposta por um Programa Holístico de Saúde Coletiva, clamamos pela abertura nas Universidades de cursos de graduação voltados à formação profissional do Terapeuta Holístico Everton Cardoso (artigo publicado no Jornal Mercúrio – maio 2005) Ainda inspirado em Marx, Eu, indivíduo portador de idiossincrasias, forjado dentro de um determinado contexto histórico e sociocultural, e macerado, talvez, por um sem número de determinismos e determinações que até desencorajam um arroubo, um verdadeiro arroubo como, por exemplo, nos dias de hoje, de pleno vapor globalization, ainda ser inspirado por Marx, com suas barbas de profeta... Ainda assim resisto e ouso manter-me firme naquele que agora me inspira para analisar minha biografia: formado em Antropologia no Curso de Ciências Sociais na UERJ, com Mestrado em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social da UERJ, e daquilo que deveria ser somente diletantismo, surge um caminho e emerge o astrólogo, o tarólogo, o terapeuta que mescla psicoterapia com Florais e Reiki, um alguém que, no sobe e desce da vida, sempre recorda a sabedoria do Bambu – quem é Reikiano sabe – a sabedoria da Flexibilidade. É, este ‘castelo de destinos cruzados’ que é a vida, cruzou os enredos em um só indivíduo, mas isso não é nada demais: sou um típico cidadão de meu tempo: multifacetado, repleto de símbolos, órfão de ideologias e modelos, capaz de sínteses impensadas, heréticas... É nesse escopo que nasce um discurso transdisciplinar, que é uma espécie de expressão de um ‘anseio intelectual coletivo’... Essa bandeira tão inerente a mim, a minha trajetória, tão minha, não é exclusivamente minha, mas tudo bem, essa relação tem de ser aberta mesmo e muitos pioneiros clamam com outras vozes: Chegou a Hora!

Nenhum comentário: